Livro de Jasar Capítulo 73

Livro de Jasar
CAPÍTULO 73

1 No ano cinquenta e cinco do reinado de faraó, rei do Egito, que é o ano cento e cinquenta e sete dos yaoshorulitas(israelitas)terem ido à Mitzraim(Egito), reinou Maimshê(Moisés) em Cush.

2 Maimshê(Moisés)tinha vinte e sete anos de idade quando começou a reinar em Cush, e quarenta anos ele reinou.

3 E o Senhor concedeu à Maimshê (Moises) favor aos olhos de todos os filhos de Cush, e os filhos de Cush amaramno excessivamente, portanto, Maimshê (Moisés) foi favorecido por Deus e pelos homens.

4 E no sétimo dia de seu reinado, todos os filhos de Cush reuniram-se e vieram diante de Maimshê(Moisés), e curvados diante dele no chão.

5 E falaram os filhos juntos na presença do rei, dizendo: Nos dê conselhos para que vejamos o que será feito à esta cidade.

6 Pois faz agora nove anos que temos sitiado a cidade, e não temos visto mais nossos filhos e nossas esposas.

7 Assim o rei respondeu-lhes, dizendo: Se vocês ouvirem minha voz em tudo o que eu comandá-los você, então o Senhor dará a cidade em nossas mãos e nós deveremos subjugá-la.

8 Porque, se nós lutarmos com eles como na antiga batalha que tivemos com eles antes da morte de Kikianus, muitos de nós vão cair feridos como antes.

9 Agora, portanto, eis aqui esta o conselho para você nesta assunto; Se vocês ouvirem minha voz, então a cidade será entregue em nossas mãos.

10 Então todas as forças responderam o rei, dizendo: Tudo o que nosso senhor mandar-nos isto nós faremos.

11 E Maimshê(Moisés) disse-lhes: Vão por todo o acampamento e proclamem uma voz a todo o povo, dizendo:

12 Assim diz o rei: Vão para a floresta e tragam com vocês os filhotes de cegonha, cada homem um filhote em sua mão.

13 E qualquer pessoa que transgredir a palavra do rei, que não trouxer o seu filhote, ele deve morrer, e o rei irá tomar os pertencentes à ele.

14 E quando vocês troxerem-nos e devem ficar em seus cuidados, você deve cuidá-los até eles crescem, e você deve ensiná-los à mergulhar em vôo, como a maneira dos jovens falcões.

15 Então todos os filhos de Cush ouviram as palavras de Maimshê(Moisés), e levantaram-se e fizeram uma proclamação ser emitida por todo o acampamento, dizendo,

16 À vocês, todos os filhos de Cush, ordem do rei é, que você vão todos juntos para a floresta,e lá peguem os filhotes de cegonha, cada homem com seu filhote em sua mão, e vocês devem trazê-las para casa.

17 E qualquer pessoa que violar a ordem do rei, e o rei tomará tudo o que pertence a ele.

18 E todas as pessoas fizeram-no, e eles saiu para a floresta, e escalaram os abetos,e pegaram, cada homem um filhote em sua mão, todos os filhotes de cegonhas, e trouxeram-nos para o deserto e criaram-nos por ordem do rei, e eles os ensinaram o mergulho semelhante para aos jovens falcões.

19 E depois que os filhotes de cegonhas estavam criados, o rei ordenou que eles não comessem por três dias, e todas as pessoas fizeram.

20 No terceiro dia, o rei disse-lhes: Reforçem-se e tornem-se homens valentes , e colocar em cada homem sua armadura e cinjam suas espadas sobre ela, e monte cada homem seu a cavalo, e tomem cada um seu filhote de cegonha na mão.

21 E vamos ir e lutar contra a cidade, no local onde as serpentes estão; e todos as pessoas fizeram como o rei tinha ordenado.

22 E tomaram cada homem seu filhote em sua mão, e eles foram embora e quando eles vieram para o lugar das serpentes, o rei lhes disselhes: Traga cada homem seu filhote até as serpentes.

23 E cada homem trouxe sua jovem cegonha pela ordem do rei, e as jovens cegonhas correram até as serpentes, e elas devoraram todas elas, e as destruíram fora daquele lugar.

24 E quando o rei e o povo tinha visto que todas as serpentes foram destruídas naquele lugar, todas as pessoas que deram um grande grito.

25 E aproximaram-se, e lutaram contra a cidade, e a tomaram, e subjulgaram-na, e eles entraram na cidade.

26 E ali morreram naquele dia, mil e cem homens do povo da cidade, todos que habitavam a cidade, mas do povo do sitio, ninguém morreu.

27 Então todos os filhos de Cush foram cada um para sua casa, sua esposa e filhos e todos pertencentes a ele.

28 E Balaão,o mágico, quando ele viu que a cidade foi tomada, ele abriu a porta e ele e seus dois filhos e oito irmãos fugiram e retornou à Mitzraim(Egito) para faraó,rei de Mitzraim(Egito).

29 Eles são os feiticeiros e mágicos que são mencionados no livro da lei, levantando-se contra Maimshê(Moisés) quando o Senhor trouxe as pragas sobre Mitzraim(Egito).

30 Então Maimshê(Moisés) tomou a cidade com sua sabedoria, e os filhos de Cush colocaram-no no trono em vez de Kikianus, rei de Cush.

31 E colocaram a coroa real sobre sua cabeça, e deram-lhe como esposa, Adoniah, a Rainha,a cushite, esposa de Kikianus.

32 E Maimshê(Moisés)temeu o Senhor Deus de seus pais, então ele não veio à ela,nem virou seus olhos para ela.

33 Pois Maimshê(Moisés) lembrou-se como Abruham tinha feito seu servo Uliezer jurar, dizendo: Tu não levarás uma mulher das filhas de Canaã para meu filho YAOHUtzcaq(Isaac).

34 O também que YAOHUItzcaq(Isaac) fez quando YAOHUcaf(Jacó)havia fugido de seu irmão, quando ele ordenou,dizendo: Tu não tomarás uma esposa das filhas de Canaã, nem farás aliança com qualquer um dos filhos de Cam.

35 Para o Senhor nosso Deus deu Cam ,o filho de Noah, e seus filhos e todas as suas sementes, como escravos para os filhos de Shuam(Sem) e para os filhos de Yafet até sua semente depois deles como escravos, para sempre.

36 Portanto Moisés virou seu coração, nem os olhou para a esposa de Kikianus, todos os dias que ele reinou sobre Cush.

37 E Maimshê(Moisés) temeu o Senhor seu Deus toda a sua vida, e Maimshê(Moises) andou diante do Senhor, em verdade, com todo seu coração e alma, ele não virou do caminho certo todos os dias da sua vida. Ele não desviou do caminho nem para a direita ou à esquerda, na qual Abruham(Abraão), YAOHUtzacq(Isaac) e YAOHUcaf(Jacó)tinham andado.

38 E Maimshê(Moisés) fortaleceu-se no Reino dos filhos de Cuche, e ele guiou os filhos de Cush com sua habitual sabedoria, e Maimshê(Moisés) prosperou em seu Reino.

39 E nesse momento Aram e os filhos do Oriente ouviram que o rei Kikianus de Cush tinha morrido, então Aram e os filhos do Oriente rebelaram-se contra Cush naqueles dias.

40 E Maimshê(Moisés)reuniram todos os filhos de Cush, um povo muito poderoso, cerca de trinta mil homens, e foram adiante para lutar com Aram e os filhos do Oriente.

41 E eles foram inicialmente para os filhos do Oriente, e quando ouviram os filhos do Oriente seu relatório, foram para atingi-los, e engajar-se em batalha com eles.

42 E a guerra foi grave contra os filhos do Oriente, pois o Senhor entregou os filhos do Oriente nas mãos de Maimshê(Moisés) e cerca de trezentos homens cairam mortos.

43 E todos os filhos do Oriente voltaram e retiraram-se, assim Maimshê(Moisés) e os filhos de Cush seguiram-nos e subjulgaram-nos, e colocaram um imposto sobre eles, como era seu costume.

44 Então Maimshê(Moisés) e todas as pessoas com ele foram de lá, para a terra de Aram para a batalha.

45 E o povo de Aram também foi para encontrá-los, e eles lutaram contra eles e o Senhor os entregou nas mãos de Maimshê(Moisés), e muitos dos homens de Aram cairam feridos.

46 E Aram também foi subjugada por Maimshê(Moisés) e o povo de Cush, e também deram impostos habituais.

47 E Maimshê(Moisés) entregou Aram e os filhos do Oriente sob sujeição aos filhos de Cush, e Maimshê(Moises) e todas as pessoas que estavam com ele, voltaram para a terra de Cush. 48 E Moisés fortaleceu-se no reino dos filhos de Cush, e o Senhor estva com ele,e todos os filhos de Cush o temeram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário