CAPÍTULO 80
1 E no final de dois anos, novamente o Senhor (YAOHUH) enviou Maimshê (Moisés) à Faraó para libertar os filhos de Yaoshorul (Israel), e enviá-los para fora da terra de Mitzraim (Egito).
2 E Maimshê (Moisés) foi e chegou à casa de Faraó, e ele falou-lhe as palavras do Senhor (YAOHUH), que o tinha enviado, mas Faraó não quiz ouvir a voz do Senhor (YAOHUH), e Deus (ULHIM) despertou seu poder em Mitzraim (Egito) contra Faraó e seus súditos, e feriu Deus (ULHIM) à Faraó e seu povo com pragas muito grandes e doloridas.
3 E o Senhor (YAOHUH) pela mão de Aaron,tornou todas as águas de Mitzraim (Egito) em sangue, com todos os seus córregos e rios.
4 E quando um Mitzri (egípcio) veio para beber e tirar água, ele olhou em seu jarro, e eis que toda a água foi transformada em sangue, e quando ele chegou a beber do seu copo da água no copo se tornou em sangue.
5 E quando uma mulher amassou sua massa e cozinhou sua comida, sua aparência foi virou-se para o de sangue.
6 E o Senhor (YAOHUH) enviou novamente, e fez que todas as suas águas trouxessem sapos e rãs, e todos os sapos vieram para as casas dos mitzrim (egípcios).
7 E quando os mitzrim (egípcios) bebiam, suas barrigas ficavam cheias de sapos, e dançavam em suas barrigas como dançam quando no rio.
8 E toda a água potável e sua água de cozimento virou-se para rãs, também quando estavam em suas camas,o suor produzia rãs.
9 Não obstante tudo essa ira do Senhor não se foi deles, e sua mão estava se estendera contra todos os mitzrim (egípcios) para feri-los com toda a praga pesada.
10 E ele enviou e feriu o seu pó em piolhos, e os piolhos em Mitzraim (Egito) tornaram-se na altura de dois côvados sobre a terra.
11 Os piolhos também foram muito numerosos, na carne de homens e animais, em todos os habitantes de Mitzraim(Egito), também sobre o rei e a rainha , o Senhor (YAOHUH) enviou os piolhos, e Mitzraim sobrecarregou-se muito devido aos piolhos.
12 Não obstante isso, a ira do Senhor (YAOHUH) não se afastou, e sua mão ainda estava estendida sobre Mitzraim (Egito).
13 E o Senhor (YAOHUH) enviou todos os tipos de animais do campo para Mitzraim (Egito), e eles vieram e destruíram toda Mitzraim (Egito) homem e besta, e árvores, e todas as coisas que estavam em Mitzraim (Egito).
14 E o Senhor (YAOHUH) enviou serpentes abrasadoras, escorpiões, ratos, doninhas, sapos, juntamente com outros rastejando no pó.
15 Moscas, vespas, pulgas, insetos e mosquitos, cada um enxame de acordo com seu tipo.
16 E todos os répteis e os animais de asas conforme a sua espécie chegaram à Mitzraim (Egito) e entristeceram os mitzrim (egípcios) excessivamente.
17 E as pulgas e moscas vieram nos olhos e ouvidos dos mitzrim (egípcios).
18 E o vespa vieram sobre eles e as expulsaram dali, e removeram-se em suas salas interiores, e elas os perseguiram.
19 E quando os mitzrim (egípcios) esconderam-se por conta do enxame de animais, eles trancaram suas portas depois deles, e Deus (ULHIM) ordenou a Sulanuth que estava no mar, à subir e ir para Mitzraim (Egito).
20 E ela tinha braços longos, de dez côvados de comprimento do côvado de um homem.
21 E ela foi em cima dos telhados e descobriu o telhado e piso e cortou-os, e estendeu o braço para dentro da casa e retirou a trava e o pino, e abriu as casas de Mitzraim (Egito).
22 Depois veio o enxame de animais para as casas de Mitzraim (Egito), eo enxame de animais destruiu os mitzrim (egípcios), e isto pesou sobre eles extremamente.
23 Não obstante essa ira do Senhor (YAOHUH) não se afastou dos mitzrim (egípcios),e sua mão ainda estendeu-se contra eles.
24 E Deus (ULHIM) enviou a peste, e a peste invadiu Mitzraim (Egito), nos cavalos e jumentos,nos camelos,nas manadas de bois, ovelhas e no homem.
25 E quando os mitzrim (egípcios) se levantaram cedo na manhã para tomar o seu gado para o pasto, encontravam todo o seu gado morto.
26 E ali permaneceu do gado dos mitzrim (egípcios) apenas um em dez, e do gado pertencente a Yaoshorul (Israel) em Goshen, não morreu nenhum.
27 E Deus (ULHIM) enviou uma inflamação ardente na carne dos mitzrim (egípcios), que estourou suas peles, e tornou-se uma coceira intensa em todos os mitzrim (egípcios), a partir das solas dos seus pés para o topo de suas cabeças.
28 E muitas fervuras estavam em sua carne, que separou sua carne, tornando-a podre e fétida.
29 Não obstante essa ira do Senhor (YAOHUH) não se afastou, e sua mão ainda estava estendida sobre toda Mitzraim (Egito).
30 E o Senhor (YAOHUH) enviou uma chuva muito pesada, a qual feriu as suas vinhas e quebrou suas árvores de fruto e enxugou-as até que elas caíram em cima deles.
31 Também toda erva verde tornou-se seca e pereceram, pois um fogo desceu no meio da mistura de granizo, portanto, o granizo e o fogo consumiram todas as coisas.
32 Também os homens e os animais que foram encontrados no exterior pereceram das chamas de fogo e do granizo, e todos os jovens leões ficaram esgotados.
33 E o Senhor (YAOHUH) enviou inúmeros gafanhotos à Mitzraim (Egito), o Chasel, Salom, Chargol e Chagole, gafanhotos cada um de sua espécie, que devoravam tudo o que o granizo tinha deixado.
34 Então os mitzrim (egípcios) alegraram-se com os gafanhotos, embora eles consumiam o produto do campo, e eles pegaram-nos em abundância e salgaram-nos para alimento.
35 E o Senhor (YAOHUH) trouxe um vento forte do mar, que tirou todos os gafanhotos, mesmo aqueles que foram salgados, e os lançou no Mar Vermelho, nenhum um gafanhoto permaneceu dentro das fronteiras de Mitzraim (Egito).
36 E Deus enviou trevas sobre Mitzraim (Egito), que toda a terra do Egito, e tornou-se escura por três dias, de modo que um homem não podia ver a mão dele quando ele levava-a à boca.
37 Naquela época morreram muitos do povo de Yaoshorul (Israel) que haviam se rebelado contra o Senhor (YAOHUH) e que não deram ouvidos a Maimshê (Moisés) e Aaron, e não acreditavam que Deus (ULHIM) lhes tinha enviado.
38 E que tinham dito: Nós não vamos sair de Mitzraim (Egito) para que não pereçamos de fome em um desolado deserto, e que não quiseram ouvir a voz de Maimshê (Moisés).
39 E o Senhor (YAOHUH) flagelou-os com três dias de escuridão, e os Yaoshorulitas(israelitas) os enterraram naqueles dias, sem os mitzrim (egípcios) saberem deles ou regozijarem-se sobre eles.
40 E a escuridão era muito grande em Mitzraim (Egito) por três dias, e qualquer pessoa que foi à pé quando a escuridão veio, permaneceu de pé em seu lugar, e aquele que estava sentado permaneceu sentado, e aquele que estava deitado continuou deitado no mesmo estado, e o que estava andando,permaneceu sentado no chão no mesmo local, e essa coisa aconteceu com todos os mitzrim (egípcios), até que a escuridão havia termindado.
41 E quando os dias de escuridão passaram, o Senhor (YAOHUH) enviou Maimshê (Moisés) e Aaron aos filhos de Yaoshorul (Israel), dizendo: Comemore sua festa e façam a sua Passagem (Páscoa), pois eis que EU entrarei no meio da noite entre todos os mitzrim (egípcios), e ferirei todos os seus primogênitos, desde o primeiro nascido de um homem até o primogênito de um animal, e quando eu ver a sua Passagem (Páscoa), vou passar por cima de vocês.
42 E os filhos de Yaoshorul (Israel) fizeram conforme tudo o que o Senhor (YAOHUH) tinha ordenado a Maimshê (Moisés) e Aaron, assim fizeram naquela noite.
43 E sucedeu que, no meio da noite, o Senhor (YAOHUH) saiu no meio de Mitzraim (Egito), e feriu todos os primogênitos dos mitzrim (egípcios), desde o primogênito do homem ao primeiro nascido de animal.
44 E Faraó levantou-se à noite, ele e todos os seus servos e todos os mitzrim (egípcios), e havia um grande clamor em toda Mitzraim (Egito) naquela noite, pois não havia uma casa em que não houvesse um cadáver.
45 Também a semelhança dos primogênitos de Mitzraim (Egito), foram esculpidas nas paredes de suas casas, foram destruídas e caíram no chão.
46 Mesmo os ossos de seus primogênitos que tinham morrido antes disto e quem haviam enterrado em suas casas, foram pegos até pelos cães de Mitzraim (Egito) nesta noite, e arrastou diante dos mitzrim (egípcios) e lançados diante deles.
47 E todos os mitzrim (egípcios) viram este mal que tinha de repente vindo sobre eles, e todos os mitzrim (egípcios) clamavam com grande voz.
48 E todas as famílias de Mitzraim (Egito) choraram aquela noite, cada homem por seu filho e cada homem por sua filha, sendo o primogênito, e o tumulto de Mitzraim (Egito) foi ouvido à distância naquela noite.
49 E Bathia, a filha de Faraó, saiu com o rei nessa noite para procurar Maimshê (Moisés) e Aaron em suas casas, e eles descobriram-nos em suas casas, comendo, bebendo e regozijando-se com toda Yaoshorul(Israel).
50 E Bathia disse à Maimshê (Moisés): Esta é a recompensa pelo bem que eu fiz à ti, te criando, e fizeste este mal contra mim e a casa de meu pai?
51 E Maimshê (Moisés) disse-lhe: Certamente dez pragas o Senhor (YAOHUH) trouxe sobre Mitzraim (Egito); algum atingiu à ti de alguma delas? Alguma delas lhe afetou? e ela disse: Não.
52 E Maimshê (Moisés) lhe disse: Embora tu és o primeira nascida de tua mãe, tu não morrerás, e nenhum mal deve chegar a ti, no meio de Mitzraim (Egito).
53 E ela disse: Que vantagem há para mim, quando eu vejo o rei, meu irmão, e todos os sua casa e súditos neste mal, cujo primeiro nascido pereça com todos os primogênitos de Mitzraim (Egito)?
54 E Maimshê (Moisés) disse-lhe: Certamente teu irmão e sua família, e os súditos e as famílias de Mitzraim (Egito), não quiseram dar ouvidos às palavras do Senhor (YAOHUH), por isso todo esse mal veio sobre eles.
55 E Faraó, rei de Mitzraim (Egito) se aproximou Maimshê (Moisés) e Aaron, e alguns dos filhos de Yaoshorul (Israel) que estavam com eles naquele lugar, e suplicou à eles, dizendo:
56 Levanta-te e tirar vossos irmãos, todos os filhos de Yaoshorul (Israel) que estão na terra, com suas ovelhas e bois, e todos os que lhes pertencem, eles devem deixar nada para trás, apenas peça por mim ao Senhor (YAOHUH) teu Deus (ULHIM).
57 E Maimshê (Moisés) disse a Faraó: Eis que tu és de tua mãe, primogênito, mas não tema, pois tu não morrerás, pois o Senhor (YAOHUH) ordenou que tu hás de viver, a fim de mostrar-te seu grande poder e seu forte braço estendido.
58 E Faraó ordenou aos filhos de Yaoshorul (Israel) à serem mandados embora, e todos os mitzrim (egípcios) fortaleceram-se a deixaram-nos, porque diziam: Estamos todos morrendo.
59 E todos os mitzrim (egípcios) mandaram os yaoshorulitas (israelitas) partirem, com grandes riquezas, ovelhas, bois e coisas preciosas, de acordo com o juramento do Senhor (YAOHUH) entre ele e nosso Pai Abruham.
60 E os filhos de Yaoshorul (Israel) atrasaram-se saindo à noite, e quando os mitzrim (egípcios) chegaram à eles para mandá-los sair, eles disseram-lhes: Será que somos ladrões, para que devemos sair à noite?
61 E os filhos de Yaoshorul (Israel) pediram dos mitzrim (egípcios), vasos de prata, e vasos de ouro, e vestuário, e os filhos de Yaoshorul (Israel) despojaram os mitzrim (egípcios).
62 E Maimshê (Moisés) apressou-se e levantou-se e foi para o rio de Mitzraim (Egito), e fizeram subir a partir de dali caixão de YAOHUsaf (José) e levou-o com ele.
63 Os filhos de Yaoshorul (Israel) também trouxeram à tona, cada um o caixão de seu pai com eles, e cada homem o caixão de sua tribo.
Deus (ULHIM)
Senhor (YAOHUH)
Senhor Deus (YAOHUH ULHIM)
Noé (Noah)
Abraão (Abruham)
Isaque (YAOHUtzcaq)
José (YAOHUsaf)
Jacó (YAOHUcaf)
Judá (YAOHUdah)
Simeão (Shamiul)
Ismael (Ishmaul)
Canaã (Canaan)
Sara (Soroah)
1 E no final de dois anos, novamente o Senhor (YAOHUH) enviou Maimshê (Moisés) à Faraó para libertar os filhos de Yaoshorul (Israel), e enviá-los para fora da terra de Mitzraim (Egito).
2 E Maimshê (Moisés) foi e chegou à casa de Faraó, e ele falou-lhe as palavras do Senhor (YAOHUH), que o tinha enviado, mas Faraó não quiz ouvir a voz do Senhor (YAOHUH), e Deus (ULHIM) despertou seu poder em Mitzraim (Egito) contra Faraó e seus súditos, e feriu Deus (ULHIM) à Faraó e seu povo com pragas muito grandes e doloridas.
3 E o Senhor (YAOHUH) pela mão de Aaron,tornou todas as águas de Mitzraim (Egito) em sangue, com todos os seus córregos e rios.
4 E quando um Mitzri (egípcio) veio para beber e tirar água, ele olhou em seu jarro, e eis que toda a água foi transformada em sangue, e quando ele chegou a beber do seu copo da água no copo se tornou em sangue.
5 E quando uma mulher amassou sua massa e cozinhou sua comida, sua aparência foi virou-se para o de sangue.
6 E o Senhor (YAOHUH) enviou novamente, e fez que todas as suas águas trouxessem sapos e rãs, e todos os sapos vieram para as casas dos mitzrim (egípcios).
7 E quando os mitzrim (egípcios) bebiam, suas barrigas ficavam cheias de sapos, e dançavam em suas barrigas como dançam quando no rio.
8 E toda a água potável e sua água de cozimento virou-se para rãs, também quando estavam em suas camas,o suor produzia rãs.
9 Não obstante tudo essa ira do Senhor não se foi deles, e sua mão estava se estendera contra todos os mitzrim (egípcios) para feri-los com toda a praga pesada.
10 E ele enviou e feriu o seu pó em piolhos, e os piolhos em Mitzraim (Egito) tornaram-se na altura de dois côvados sobre a terra.
11 Os piolhos também foram muito numerosos, na carne de homens e animais, em todos os habitantes de Mitzraim(Egito), também sobre o rei e a rainha , o Senhor (YAOHUH) enviou os piolhos, e Mitzraim sobrecarregou-se muito devido aos piolhos.
12 Não obstante isso, a ira do Senhor (YAOHUH) não se afastou, e sua mão ainda estava estendida sobre Mitzraim (Egito).
13 E o Senhor (YAOHUH) enviou todos os tipos de animais do campo para Mitzraim (Egito), e eles vieram e destruíram toda Mitzraim (Egito) homem e besta, e árvores, e todas as coisas que estavam em Mitzraim (Egito).
14 E o Senhor (YAOHUH) enviou serpentes abrasadoras, escorpiões, ratos, doninhas, sapos, juntamente com outros rastejando no pó.
15 Moscas, vespas, pulgas, insetos e mosquitos, cada um enxame de acordo com seu tipo.
16 E todos os répteis e os animais de asas conforme a sua espécie chegaram à Mitzraim (Egito) e entristeceram os mitzrim (egípcios) excessivamente.
17 E as pulgas e moscas vieram nos olhos e ouvidos dos mitzrim (egípcios).
18 E o vespa vieram sobre eles e as expulsaram dali, e removeram-se em suas salas interiores, e elas os perseguiram.
19 E quando os mitzrim (egípcios) esconderam-se por conta do enxame de animais, eles trancaram suas portas depois deles, e Deus (ULHIM) ordenou a Sulanuth que estava no mar, à subir e ir para Mitzraim (Egito).
20 E ela tinha braços longos, de dez côvados de comprimento do côvado de um homem.
21 E ela foi em cima dos telhados e descobriu o telhado e piso e cortou-os, e estendeu o braço para dentro da casa e retirou a trava e o pino, e abriu as casas de Mitzraim (Egito).
22 Depois veio o enxame de animais para as casas de Mitzraim (Egito), eo enxame de animais destruiu os mitzrim (egípcios), e isto pesou sobre eles extremamente.
23 Não obstante essa ira do Senhor (YAOHUH) não se afastou dos mitzrim (egípcios),e sua mão ainda estendeu-se contra eles.
24 E Deus (ULHIM) enviou a peste, e a peste invadiu Mitzraim (Egito), nos cavalos e jumentos,nos camelos,nas manadas de bois, ovelhas e no homem.
25 E quando os mitzrim (egípcios) se levantaram cedo na manhã para tomar o seu gado para o pasto, encontravam todo o seu gado morto.
26 E ali permaneceu do gado dos mitzrim (egípcios) apenas um em dez, e do gado pertencente a Yaoshorul (Israel) em Goshen, não morreu nenhum.
27 E Deus (ULHIM) enviou uma inflamação ardente na carne dos mitzrim (egípcios), que estourou suas peles, e tornou-se uma coceira intensa em todos os mitzrim (egípcios), a partir das solas dos seus pés para o topo de suas cabeças.
28 E muitas fervuras estavam em sua carne, que separou sua carne, tornando-a podre e fétida.
29 Não obstante essa ira do Senhor (YAOHUH) não se afastou, e sua mão ainda estava estendida sobre toda Mitzraim (Egito).
30 E o Senhor (YAOHUH) enviou uma chuva muito pesada, a qual feriu as suas vinhas e quebrou suas árvores de fruto e enxugou-as até que elas caíram em cima deles.
31 Também toda erva verde tornou-se seca e pereceram, pois um fogo desceu no meio da mistura de granizo, portanto, o granizo e o fogo consumiram todas as coisas.
32 Também os homens e os animais que foram encontrados no exterior pereceram das chamas de fogo e do granizo, e todos os jovens leões ficaram esgotados.
33 E o Senhor (YAOHUH) enviou inúmeros gafanhotos à Mitzraim (Egito), o Chasel, Salom, Chargol e Chagole, gafanhotos cada um de sua espécie, que devoravam tudo o que o granizo tinha deixado.
34 Então os mitzrim (egípcios) alegraram-se com os gafanhotos, embora eles consumiam o produto do campo, e eles pegaram-nos em abundância e salgaram-nos para alimento.
35 E o Senhor (YAOHUH) trouxe um vento forte do mar, que tirou todos os gafanhotos, mesmo aqueles que foram salgados, e os lançou no Mar Vermelho, nenhum um gafanhoto permaneceu dentro das fronteiras de Mitzraim (Egito).
36 E Deus enviou trevas sobre Mitzraim (Egito), que toda a terra do Egito, e tornou-se escura por três dias, de modo que um homem não podia ver a mão dele quando ele levava-a à boca.
37 Naquela época morreram muitos do povo de Yaoshorul (Israel) que haviam se rebelado contra o Senhor (YAOHUH) e que não deram ouvidos a Maimshê (Moisés) e Aaron, e não acreditavam que Deus (ULHIM) lhes tinha enviado.
38 E que tinham dito: Nós não vamos sair de Mitzraim (Egito) para que não pereçamos de fome em um desolado deserto, e que não quiseram ouvir a voz de Maimshê (Moisés).
39 E o Senhor (YAOHUH) flagelou-os com três dias de escuridão, e os Yaoshorulitas(israelitas) os enterraram naqueles dias, sem os mitzrim (egípcios) saberem deles ou regozijarem-se sobre eles.
40 E a escuridão era muito grande em Mitzraim (Egito) por três dias, e qualquer pessoa que foi à pé quando a escuridão veio, permaneceu de pé em seu lugar, e aquele que estava sentado permaneceu sentado, e aquele que estava deitado continuou deitado no mesmo estado, e o que estava andando,permaneceu sentado no chão no mesmo local, e essa coisa aconteceu com todos os mitzrim (egípcios), até que a escuridão havia termindado.
41 E quando os dias de escuridão passaram, o Senhor (YAOHUH) enviou Maimshê (Moisés) e Aaron aos filhos de Yaoshorul (Israel), dizendo: Comemore sua festa e façam a sua Passagem (Páscoa), pois eis que EU entrarei no meio da noite entre todos os mitzrim (egípcios), e ferirei todos os seus primogênitos, desde o primeiro nascido de um homem até o primogênito de um animal, e quando eu ver a sua Passagem (Páscoa), vou passar por cima de vocês.
42 E os filhos de Yaoshorul (Israel) fizeram conforme tudo o que o Senhor (YAOHUH) tinha ordenado a Maimshê (Moisés) e Aaron, assim fizeram naquela noite.
43 E sucedeu que, no meio da noite, o Senhor (YAOHUH) saiu no meio de Mitzraim (Egito), e feriu todos os primogênitos dos mitzrim (egípcios), desde o primogênito do homem ao primeiro nascido de animal.
44 E Faraó levantou-se à noite, ele e todos os seus servos e todos os mitzrim (egípcios), e havia um grande clamor em toda Mitzraim (Egito) naquela noite, pois não havia uma casa em que não houvesse um cadáver.
45 Também a semelhança dos primogênitos de Mitzraim (Egito), foram esculpidas nas paredes de suas casas, foram destruídas e caíram no chão.
46 Mesmo os ossos de seus primogênitos que tinham morrido antes disto e quem haviam enterrado em suas casas, foram pegos até pelos cães de Mitzraim (Egito) nesta noite, e arrastou diante dos mitzrim (egípcios) e lançados diante deles.
47 E todos os mitzrim (egípcios) viram este mal que tinha de repente vindo sobre eles, e todos os mitzrim (egípcios) clamavam com grande voz.
48 E todas as famílias de Mitzraim (Egito) choraram aquela noite, cada homem por seu filho e cada homem por sua filha, sendo o primogênito, e o tumulto de Mitzraim (Egito) foi ouvido à distância naquela noite.
49 E Bathia, a filha de Faraó, saiu com o rei nessa noite para procurar Maimshê (Moisés) e Aaron em suas casas, e eles descobriram-nos em suas casas, comendo, bebendo e regozijando-se com toda Yaoshorul(Israel).
50 E Bathia disse à Maimshê (Moisés): Esta é a recompensa pelo bem que eu fiz à ti, te criando, e fizeste este mal contra mim e a casa de meu pai?
51 E Maimshê (Moisés) disse-lhe: Certamente dez pragas o Senhor (YAOHUH) trouxe sobre Mitzraim (Egito); algum atingiu à ti de alguma delas? Alguma delas lhe afetou? e ela disse: Não.
52 E Maimshê (Moisés) lhe disse: Embora tu és o primeira nascida de tua mãe, tu não morrerás, e nenhum mal deve chegar a ti, no meio de Mitzraim (Egito).
53 E ela disse: Que vantagem há para mim, quando eu vejo o rei, meu irmão, e todos os sua casa e súditos neste mal, cujo primeiro nascido pereça com todos os primogênitos de Mitzraim (Egito)?
54 E Maimshê (Moisés) disse-lhe: Certamente teu irmão e sua família, e os súditos e as famílias de Mitzraim (Egito), não quiseram dar ouvidos às palavras do Senhor (YAOHUH), por isso todo esse mal veio sobre eles.
55 E Faraó, rei de Mitzraim (Egito) se aproximou Maimshê (Moisés) e Aaron, e alguns dos filhos de Yaoshorul (Israel) que estavam com eles naquele lugar, e suplicou à eles, dizendo:
56 Levanta-te e tirar vossos irmãos, todos os filhos de Yaoshorul (Israel) que estão na terra, com suas ovelhas e bois, e todos os que lhes pertencem, eles devem deixar nada para trás, apenas peça por mim ao Senhor (YAOHUH) teu Deus (ULHIM).
57 E Maimshê (Moisés) disse a Faraó: Eis que tu és de tua mãe, primogênito, mas não tema, pois tu não morrerás, pois o Senhor (YAOHUH) ordenou que tu hás de viver, a fim de mostrar-te seu grande poder e seu forte braço estendido.
58 E Faraó ordenou aos filhos de Yaoshorul (Israel) à serem mandados embora, e todos os mitzrim (egípcios) fortaleceram-se a deixaram-nos, porque diziam: Estamos todos morrendo.
59 E todos os mitzrim (egípcios) mandaram os yaoshorulitas (israelitas) partirem, com grandes riquezas, ovelhas, bois e coisas preciosas, de acordo com o juramento do Senhor (YAOHUH) entre ele e nosso Pai Abruham.
60 E os filhos de Yaoshorul (Israel) atrasaram-se saindo à noite, e quando os mitzrim (egípcios) chegaram à eles para mandá-los sair, eles disseram-lhes: Será que somos ladrões, para que devemos sair à noite?
61 E os filhos de Yaoshorul (Israel) pediram dos mitzrim (egípcios), vasos de prata, e vasos de ouro, e vestuário, e os filhos de Yaoshorul (Israel) despojaram os mitzrim (egípcios).
62 E Maimshê (Moisés) apressou-se e levantou-se e foi para o rio de Mitzraim (Egito), e fizeram subir a partir de dali caixão de YAOHUsaf (José) e levou-o com ele.
63 Os filhos de Yaoshorul (Israel) também trouxeram à tona, cada um o caixão de seu pai com eles, e cada homem o caixão de sua tribo.
Deus (ULHIM)
Senhor (YAOHUH)
Senhor Deus (YAOHUH ULHIM)
Noé (Noah)
Abraão (Abruham)
Isaque (YAOHUtzcaq)
José (YAOHUsaf)
Jacó (YAOHUcaf)
Judá (YAOHUdah)
Simeão (Shamiul)
Ismael (Ishmaul)
Canaã (Canaan)
Sara (Soroah)
Nenhum comentário:
Postar um comentário